Saiba Mais > Exames oftalmológicos

Exames Oftalmológicos: quando e por que



Quanto mais você souber sobre como cuidar de seus olhos, melhor!

A Oftalmologia é uma das especialidades que conta com o maior arsenal de exames auxiliares ao diagnóstico. Isso mesmo: arsenal, pois os exames oftalmológicos são verdadeiras armas, que ajudam seu oftalmologista a identificar precocemente algum problema que possa comprometer a saúde de seus olhos e a sua boa visão.

Entretanto, sabemos que algumas vezes você pode ficar se perguntando: "Mas para que eu preciso fazer tantos exames?" Para esclarecer este tipo de dúvida, criamos esta seção.

Queremos que você conheça um pouco mias sobre as indicações que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a FeCOOESO, entidades que congregam os oftalmologistas e estabelecem os procedimentos que devem ser adotados por todos os oftalmologistas brasileiros recomendam aos seus associados. Mas, como o nome já diz, elas são indicações. Seu oftalmologista, diante da avaliação de seu caso, poderá solicitar outros exames, ou, ainda deixar a realização de algum para depois.

Se ao final da leitura você ainda tiver dúvidas, converse com seu oftalmologista.


Exames recomendados para auxiliar no diagnóstico em caso de suspeita de glaucoma (ou diante de um histórico familiar da doença)


Exames recomendados para auxiliar no diagnóstico em caso de suspeita de problemas na retina (ou diante de um histórico familiar da doença)


Exames recomendados diante de um acidente


Exames recomendados para acompanhamento de pacientes com glaucoma


Exames recomendados para avaliação de diabéticos


Protocolo de exames para o pré-operatório de catarata


Protocolo de exames para o pré-operatório de glaucoma


Protocolo de exames para o pré-operatório de descolamento de retina


Protocolo de exames para o pré-operatório de estrabismo


Protocolo de exames para o pré-operatório de vitrectomia


Protocolo de exames para o pré-operatório de cirurgia refrativa