Saiba Mais > DMRI

DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade)



A mácula é a parte mais sensível da retina. Responsável pela visão de detalhes e cores, a mácula está localizada na parede interna do fundo do olho. Por isso é tão importante que ela esteja saudável.


O que é Degeneração Macular?
Degeneração Macular é a condição na qual a parte da retina responsável pela visão de detalhes é irremediavelmente afetada. Quando o problema ocorre em função do envelhecimento, ele é denominado Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI.

A DMRI é principal causa de perda da visão central entre os idosos. Ela ocorre por que o tecido da mácula se torna fino e para de funcionar bem.


Como saber se tenho DMRI?

A Degeneração Macular se desenvolve diferentemente em cada pessoa, assim, os sintomas podem variar. Entretanto, os sintomas mais comuns incluem:

Perda gradual da capacidade de ver objetos nitidamente;
Visão distorcida: os objetos parecem ser do tamanho ou da forma errada (linhas retas parecem onduladas ou tortas);
Perda gradual da visão de cores claras;
Aparecimento de uma área escura ou vazia no centro da visão.

Estes sintomas também podem indicar a existência de outros problemas de saúde ocular, por isso, se você perceber que apresenta algum deles, agende uma consulta com seu oftalmologista imediatamente.

Em um exame oftalmológico completo, o médico irá realizar uma série de testes para determinar se você tem Degeneração Macular ou há outra condição causando seus sintomas.


Tratamento

Se detectados precocemente, os problemas causados pela DMRI podem ser tratados com a terapia laser, e os danos à visão serão limitados.

Infelizmente, a visão central danificada pela Degeneração Macular não pode ser restaurada. Porém, como o problema não danifica a visão lateral, alguns recursos ópticos, como lentes de aumento e lupas eletrônicas para visão de perto, podem ser prescritos para ajudar a tirar o máximo proveito da visão remanescente.

Com a adaptação ao uso de tais recursos ópticos, o paciente com DMRI pode, muitas vezes, manter atividades rotineiras como ler e navegar na internet.

Lembre-se: a detecção precoce da Degeneração Macular é o fator mais importante para a determinação do tratamento eficaz. Por isso, é tão importante manter uma programação regular de exames com seu oftalmologista.

A Degeneração Macular ocorre quando o tecido da mácula se torna fino e para de funcionar bem
Exemplo da visão do portador de DMRI - a visão central danificada não pode ser recuperada
O tratamento com terapia laser limita os danos causados à visão
Lentes de aumento e lupas eletrônicas ajudam a aproveitar a parte não danificada da visão